Carros com alto consumo de combustível: veja os 10 mais beberrões
- Limas Corretora de Seguros
- 11 de nov. de 2021
- 4 min de leitura

11 de Novembro de 2021.
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Mais uma vez o principal critério é o consumo urbano com gasolina, de acordo com a tabela 2021 do PBEV/Inmetro – a pior eficiência na estrada com o combustível serve de desempate. Foram elencadas as versões menos eficientes dentro da mesma linha e não foram consideradas picapes, vans, furgões e modelos a diesel.
1. Land Rover Discovery Sport

Motor: 2.0 16V flex
Câmbio: automático de nove marchas
Gasolina cidade: 6,8 km/l
Gasolina estrada: 8,2 km/l
Etanol cidade: 4,6 km/l
Etanol estrada: 5,6 km/l
Classificação categoria: D
Classificação geral: E
O SUV produzido em Itatiaia (RJ) é o carro mais beberrão do país. Com seu motor 2.0 flex e tração 4×4 para mover as mais de 1,8 tonelada, não tem milagre. O consumo com gasolina na cidade fica abaixo dos 7 km/l. Com etanol, o drama é maior: 4,6 km/l. Mas será que quem tem um Land está tão preocupado com isso?
2. Toyota SW4

Motor: 2.7 16V flex
Câmbio: automático de seis marchas
Gasolina cidade: 7,1 km/l
Gasolina estrada: 8,5 km/l
Etanol cidade: 4,9 km/l
Etanol estrada: 5,9 km/l
Classificação categoria: E
Classificação geral: E
A configuração flex do utilitário esportivo fica em segundo entre os carros mais beberrões do país. E sorte da linha do modelo feito em Zárate, Argentina, que a Toyota não vende mais a opção com caixa manual, que tem consumo ainda mais alto no ciclo urbano: 6,1 km/l. Bom lembrar que a base do SW4 é a picape média Hilux.
3. BMW X3 M40i

Motor: 3.0 24V turboflex
Câmbio: automático de oito marchas
Gasolina cidade: 8,3 km/l
Gasolina estrada: 9,7 km/l
Classificação categoria: B
Classificação geral: D
O crossover sai da fábrica em Araquari (SC) com um motor de seis cilindros turbinado e tração integral sob demanda. O consumo na cidade não é dos melhores, mas já foi pior antes da linha 2021: ficava abaixo dos 8 km/l.
4. BMW X4 M40

Motor: 3.0 24V turboflex
Câmbio: automático de oito marchas
Gasolina cidade: 8,4 km/l
Gasolina estrada: 9,9 km/l
Classificação categoria: B
Classificação geral: D
O crossover cupê usa a mesma base e o mesmo conjunto mecânico que o X3 nesta versão M40i. Também é feito em Santa Catarina, mas é pouca coisa mais econômico que o irmão de plataforma: bebe 0,1 litro a menos de gasolina na cidade.
5. Fiat Doblo

Motor: 1.8 16V flex
Câmbio: manual de cinco marchas
Gasolina cidade: 9,2 km/l
Gasolina estrada: 10,3 km/l
Etanol cidade: 6,4 km/l
Etanol estrada: 7,2 km/l
Classificação categoria: E
Classificação geral: D
No corredor da morte há uns três anos, a multivan segue em linha e com venda praticamente só para frotistas e locadoras. São eles quem têm de lidar com um consumo pouco animador do minifurgão. O desenho nada aerodinâmico e o peso não colaboram para o velho 1.8 Flex, que nunca foi referência de eficiência.
6. Fiat Argo Trekking

Motor: 1.8 16V flex
Câmbio: automático de seis marchas
Gasolina cidade: 9,4 km/l
Gasolina estrada: 11,9 km/l
Etanol cidade: 6,6 km/l
Etanol estrada: 8,6 km/l
Classificação categoria: D
Classificação geral: C
A versão aventureira do hatch passou a ter opção de caixa automática depois do lançamento da Trekking 1.3, mas, para isso, foi necessário trazer também o cansado motor 1.8 E.torQ. Com os aparatos decorativos, suspensão elevada e pneus de uso misto, o modelo é menos econômico que o Argo HGT, que usa o mesmo conjunto e faz 9,7 km/l com gasolina na cidade.
7. Jeep Renegade 1.8

Motor: 1.8 16V flex
Câmbio: automático de seis marchas
Gasolina cidade: 9,5 km/l
Gasolina estrada: 11,0 km/l
Etanol cidade: 6,7 km/l
Etanol estrada: 8,1 km/l
Classificação categoria: D
Classificação geral: C
Olha mais um E.torQ na área aí, gente! Chora, cavaco! Ou melhor, chora motorista… Pois a combinação do motor 1.8 com o câmbio automático novamente não favorece o consumo do SUV compacto. Se serve de consolo, o Renegade tem as versões turbodiesel bem mais legais e econômicas. Outra boa notícia é que todos esses carros da Stellantis equipados com o 1.8 darão lugar ao moderno 1.0 turboflex em breve.
8. Caoa Chery Tiggo 7

Motor: 1.6 16V turboflex
Câmbio: automatizado de seis marchas e dupla embreagem
Gasolina cidade: 9,7 km/l
Gasolina estrada: 10,9 km/l
Etanol cidade: 6,6 km/l
Etanol estrada: 7,6 km/l
Classificação categoria: C
Classificação geral: C
O turbo não resolve a eficiência energética no caso do SUV da marca sino-brasileira. O Tiggo 7 figura entre os carros mais beberrões do país na esperança de que a chegada do câmbio automático do tipo CVT, previsto para a linha no ano que vem, melhore um pouco esse consumo.
9. Caoa Chery Tiggo 5x

Motor: 1.5 16V turboflex
Câmbio: automatizado de seis marchas e dupla embreagem
Gasolina cidade: 9,8 km/l
Gasolina estrada: 11,7 km/l
Etanol cidade: 6,7 km/l
Etanol estrada: 9,0 km/l
Classificação categoria: D
Classificação geral: C
Outro Caoa Chery simpático ao posto de gasolina. No caso do Tiggo 5x, o SUV também é turbinado. A caixa de dupla embreagem é a mesma do Tiggo 7, só que dará lugar à transmissão CVT na reestilização que a gama vai sofrer até novembro. O modelo empatou com o Creta no consumo urbano e rodoviário com gasolina, então tivemos de usar o consumo na cidade com etanol como critério de desempate entre os dois carros.
10. Hyundai Creta Action

Motor: 1.6 16V flex
Câmbio: automático de seis marchas
Gasolina cidade: 9,8 km/l
Gasolina estrada: 11,7 km/l
Etanol cidade: 6,8 km/l
Etanol estrada: 8,1 km/l
Classificação categoria: D
Classificação geral: C
Olhem só como são as coisas. A Hyundai renovou recentemente o Creta, fez uma baita remodelação no desenho do SUV e passou a disponibilizar o 1.0 turboflex no modelo – que ficou entre os carros mais econômicos do país.
Porém, a marca manteve o velho 1.6 aspirado na versão de entrada Action – que continua com o design antigo -, e que sempre penou para movimentar o jipão. Resultado é um consumo ruim, que empata com o do Tiggo 5x e que fecha a lista dos carros mais beberrões do país.
Carros com alto consumo: Menções “desonrosas”

Mitsubishi ASX
Mitsubishi Outlander Sport
Fiat Cronos 1.8
Caoa Chery Tiggo 8
Vale ressaltar que esses quatro carros também anotaram consumo de 9,8 km/l de gasolina na cidade, segundo a tabela do Inmetro. Mas todos fizeram médias melhores que o Creta e o Tiggo 5x no ciclo rodoviário com esse combustível.
Fonte: autopapo




































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